O nosso bate-bola de hoje é com um dos nossos sócios, Rafael Alberico, e diz respeito ao mercado esportivo. Com mestrado em sports marketing, professor e pesquisador pela USP, ele trouxe um pouco da sua visão em cima de temas quentes dos últimos dias.

Qual a sua opinião sobre a investida árabe no futebol mundial? Qual o retorno esperado pelo governo da Arábia Saudita?

Quando falamos em futebol, falamos de sociedade. Impossível traçar uma análise com esse assunto, sem lembrar que o esporte (em especial o futebol) é a maior ferramenta de propaganda e relacionamento para uma organização, inclusive para um governo, como o árabe. Com uma imagem desgastada, principalmente com o Ocidente, a Arábia Saudita enxergou no futebol uma ponte mais rápida para mostrar ao mundo o seu poderio financeiro, sua capacidade tecnológica, e que tenta, a passos curtos, se modernizar. Tudo isso, com foco em levar para lá megaeventos esportivos – eles estão de olho na Copa 2034 – e, finalmente, tornar o país um dos centros do mundo. Esportivamente, o projeto precisa de mais tempo e investimento. Ousadia e capital, eles já mostraram que tem.

O que os números mercadológicos desses primeiros meses de Messi nos EUA representam?

Representam a construção de uma marca quase perfeita. Eu digo quase, porque perfeito, nem Pelé foi. rsrs. Mas os números de Messi nesse primeiro momento nos EUA são capazes de demonstrar o que ele representa e representará para a história do futebol. Mesmo com perfil mais discreto, o argentino é um fenômeno de vendas. No final da sua carreira, escolheu o lugar certo para transformar esses últimos capítulos em um show de entretenimento. Mudará, seguramente, o patamar do “soccer” o colocando de forma mais competitiva frente às outras modalidades mais populares no país. Messi é uma lenda.

Rafael Alberico é sócio da VOR Digital, mestre em Sports Marketing e pesquisador.