Existem diversas técnicas que te levam a construir um planejamento consistente para a comunicação de um negócio, como Canvas (Alex Osterwalder) ou a aplicação do método Golden Circle (Simon Sinek), em momentos em que é preciso rever o posicionamento da marca. Entretanto, o que eu quero trazer neste texto é um recorte do início de qualquer movimento estratégico: a análise de dados. 

Vai elaborar uma nova campanha? Analise os dados. Vai desenhar uma estratégia de mídia para o seu negócio? Analise os dados. Vai traçar um novo esqueleto de inbound marketing ou social media para a comunicação digital da empresa? Primeiro, analise os dados. 

Especificamente, analisar os dados é um ponto de partida que funciona como uma premissa para a sua estratégia e te contextualiza dentro da linguagem do setor de forma aprofundada e objetiva. E este primeiro passo é de suma importância, pois como já diz o ditado popular: contra fatos, não há argumentos.

De que adianta você ter uma ideia incrível e ela não ser condizente com a realidade do universo da sua marca? 

 

Pilares essenciais

Para que um plano de comunicação seja consistente, é importante observar insights do setor onde a marca atua e a partir disso, apresentar as melhores resoluções transpostas em ideias criativas.

São dados relevantes para o pilar inicial da estrutura de planejamento:

 

Métricas

Com a ajuda de ferramentas que leiam o território digital (aqui na Vor, utilizamos a Sem Rush), é preciso observar o desempenho tanto da marca quanto de suas concorrentes. Dados sobre o tráfego do site, backlinks, palavras-chave (SEO) e mídia paga auxiliam a elucidar o setor como um todo.

Analytics 

Além do próprio sistema do Google, as redes sociais também oferecem esse tipo de acesso aos dados da sua conta. Assim, é possível compreender com mais clareza dados sobre o seu público como gênero e faixa etária, mas também analisar conteúdos que desempenham melhor e seus diferenciais. 

Estudos setoriais

Pesquisas dentro do segmento de atuação da marca são bem-vindas. Dessa forma, a partir da visualização de consolidados de dados do mercado, é possível ter uma visão clara do comportamento do setor nos últimos tempos.  

Matérias

Excertos de portais confiáveis que mencionam a marca ou a área de atuação também são bons argumentos, pois ajudam a contextualizar o mercado e compreender suas movimentações.

Benchmarking

Observar as estratégias dos concorrentes e como aplicam dentro da comunicação é um ponto crucial para englobar a sua visualização sobre os seus próximos passos. Ideias, desdobramentos e como cada marca dialoga também contribui para a formatação do seu ponto de vista e, por consequência, ajudam a posicionar a sua marca no mercado, mesmo que indiretamente.

 

O ponto de partida

A leitura de dados é algo cada vez mais necessário. Ferramentas como Sem Rush, Not just analytics e mesmo todo o rol de plataformas do Google devem ser usadas ao seu favor no momento de construir uma estratégia, sendo o ponto de partida. Digo isso porque quando se trata de comunicação, é preciso haver embasamento. Não faz sentido vender carne para uma pessoa vegetariana, ou divulgar uma pizzaria de bairro para outro estado. Por isso, os dados são “o que há por trás” e indicam o que existe antes de você estabelecer a sua estratégia ali.

Um exemplo muito genuíno disso é observar a proximidade de lojas como a Cacau Show e O Boticário. Onde há uma, há outra – pode reparar! Existe uma correlação de público por interesse, são marcas ligadas ao momento de presentear e compreendem a vontade do público naquele momento, trazendo a solução. Também é possível observar a movimentação do Burger King em relação ao McDonald`s. O McDonald’s costuma fazer um levantamento regional para estabelecer uma loja em determinado lugar, compreendendo as necessidades do público local para atender em tamanho e demandas. Geralmente, o Burger King se aproveita dessa inteligência de dados do McDonald`s e aloca-se nas proximidades.

 

Daqui para frente

 

Ideia sem análise pode ser um perigo para a sua estratégia, um risco que não vale a pena correr. Já imaginou pautar toda uma campanha dentro de uma “boa ideia” que pode não fazer sentido para o seu público? É preciso concentrar esforços naquilo que é eficiente para a evolução da marca e munir-se de dados é fomentar a assertividade do planejamento com argumentos factíveis e relevantes para a sua construção. Além disso, é uma forma de se manter atualizado com o seu mercado e antenado em movimentações que são pertinentes ao seu negócio.

Ouvi recentemente em um podcast a seguinte frase: “as certezas envelhecem.” E, acredito que é muito pertinente dizer isto aqui, afinal, estamos vivenciando cada vez mais a rapidez e a efemeridade na era digital, você já parou para pensar que se sua marca não busca argumento em dados reais, ela pode ficar para trás ou deslocar-se do seu real posicionamento? Encerro com o convite à reflexão sobre a leitura de dados de forma estratégica para a comunicação da sua marca, a fim de salientar que há tempo e, sobretudo possibilidades, para atualizar-se e estruturar-se de maneira consistente no mercado. 

 

Jaqueline atua com planejamento estratégico de comunicação digital desde 2016, tendo já desenvolvido estratégias para marcas como Centauro, Toyota, Todimo, Inhotim, entre outras. Também elaborou projetos com foco em social media para a plataforma Sem Excesso (ABRABE) e no setor cultural.