Essa semana a VOR completa 7 anos e não poderia ter forma melhor de brindar essa data do que falar sobre o que mais faz sentido: pessoas. É tudo sobre e para elas. Aqui na agência trabalhamos com inovação, criatividade, performance, vendas, dados e outras tantas coisas, mas no fim, é tudo sobre entender, conhecer e ser especialistas em pessoas.

Contas, Empresas e Projetos

No mercado, nos acostumamos a falar sobre o processo de concorrência das contas, a etapa de apresentação dos negócios e o entendimento dos problemas que cada cliente nos traz.

Apesar disso, atuar na área de serviços é um grande exercício cotidiano de entender os problemas das pessoas por trás dos negócios e como esses negócios resolvem, igualmente, problemas de outras pessoas. Talvez por isso a gente fale tanto sobre jornadas aqui na agência.

Não dá para simplesmente confiar em metodologias sem entender que um dado nada mais é do que uma informação fornecida por uma pessoa e que as estratégias colocam as pessoas no centro de tudo.

Primeira reunião internacional da VOR, em Berlim.

Se tem algo que genuinamente aprendi com o trabalho nesses anos é que não importa o tamanho do negócio do seu cliente, o que ele espera é que você dê total atenção, carinho e cuidado com as suas demandas e os objetivos que ele espera no fim das contas.

Talvez por isso hoje sejamos tão exigentes com contratos e um pouco mais duros com orçamentos. Partimos para o desafio colocar na rua um time pronto para atender as demandas de forma estratégica, ou preferimos não entrar no jogo.

Atender uma conta exige dedicação, know how, boas relações e sentimento de parceria genuíno. As lições que tiro sempre dos clientes que passam por aqui é o que fizemos de positivo para aquela conta/empresa e como ela impactou na melhora dos nossos processos, do nosso time e da nossa jornada.

No fim, é uma lógica de ganha-ganha.

Vorazes, Colabs e Freelancers

Eu gosto de lembrar as pessoas de uma questão muito simples sobre meu jeito de atuar na gestão da empresa: eu não nasci gestor de ninguém e tudo é uma construção. Quando digo que estou mesmo tentando absorver conhecimento e entender cada individuo que está aqui (ou que passou por aqui na empresa), com suas singularidades e seus desejos, é genuíno da minha parte.

Eu aprendi demais nessa jornada sobre como lidar com pessoas e tentar tornar a rotina menos pesada e mais eficiente. Inspiração é muito mais sobre como você lida com as coisas do que como você fala sobre elas. Quando algo vai errado o melhor caminho é pedir desculpas e ouvir do que tentar “dar carteirada”.

Os vorazes, esses queridos(as) que atual no dia a dia da agência, me ensinaram a entender a dinâmica da VOR (e não o contrário). Eu acho interessante quando alguém me chama para conversar, explicar situações ou causos e pedir minha opinião.

Um registro do primeiro aniversário da VOR. Ou de uma festa de fim de ano. Honestamente, eu não lembro.

Esses papos ajudam a colocar as expectativas no lugar e deixar o não-dito, enfim, dito. Aqui na agência aprendemos que dá para todo mundo falar. Acredito que isso virou uma verdade da marca. Tem muito pouca coisa que é decidida por ordem topdown. Até a data da festa de aniversário foi decidida em uma votação.

Nunca achei que horizontalidade fosse sinônimo de fraqueza desde que você saiba discutir no nível do embate de ideias. Vale para os dois lados.

São pessoas aprendendo com pessoas a trazer as melhores soluções para um determinado cliente ou projeto. Na maioria das vezes, nos surpreendemos com os resultados e, aparentemente, os clientes também, afinal, temos contas conosco há mais de 4 anos. Ao fim sou grato por cada um que passou por aqui.

Aos vorazes, meus mais sinceros agradecimentos por tudo, por tanto, por colocar mais um tijolinho nessa construção.

Mercado, Agora e Futuro

Ano passado escrevi sobre como estávamos maduros para nos intitularmos uma agência de estratégia. Fortalecemos isso ao longo do ano e chegamos aqui fortes em um momento do mercado bastante desafiador. Passamos por grandes concorrências brigando pescoço a pescoço com agências com 4 ou 5 vezes o nosso tamanho.

Não somos os melhores do mercado, não somos também os mais acessíveis, mas somos absolutamente competitivos e sabemos o valor do que entregamos. Estamos caminhando para 8 anos e eu estou muito orgulhoso da nossa caminhada até aqui.

Parafraseando o querido Marcelo Camelo que gosto tanto no último Show do Los Hermanos, a VOR é um sonho que eu jamais imaginei sonhar. E assim como o músico termina derramando seu carinho sobre sua plateia, eu digo o mesmo aos vorazes: Obrigado gente! Vocês são incríveis.

Que venham os 8 anos… e muito mais. Estamos com o mesmo gás do primeiro ano, mas agora muito mais maduros e resilientes. Go Vor!

Cássio Martinez é publicitário e COO da VOR – Inteligência Coletiva. Especialista em Inteligência de Marketing e Big Data (ESPM) e em Semiótica Psicanalítica (PUC). Atualmente é aluno do mestrado em Comunicação e Consumo da ESPM e pesquisa a relação da comunicação com as chamadas “Plataformas Digitais” na contemporaneidade.